sexta-feira, 9 de julho de 2010

A MULHER EM PROUST







A MULHER EM PROUST
(Notas de Leitura)

por

Jacob (J.) Lumier

Uma mulher e o mar. Visão e tragédia de Albertine Ensaio minúsculo sobre as cinco cenas figurativas em que a mulher adquira figura literária trágica como objeto do desejo na arte romanesca de Marcel Proust.

Cena 1: Cena do primeiro contato no balneário de Balbec - a multiplicidade pictórica de Albertine convertendo-se em uma multiplicidade plástica. A visão de Albertine antes e depois do primeiro contato se altera muito mais do que um simples efeito do ângulo de enfoque do observador, desembocando em um tumulto de contradições objetivas e imanentes sobre as quais o sujeito (narrador proustiano) carece de controle. O narrador vê Albertine pela primeira vez incorporada ao brilho do pequeno bando de moças em bicicletas contrastadas pelo mar. Grupo pictórico este que, em sua adoração invejosa, o narrador simbolizará nas Bacantes. Albertine lhe parece carecer de individualidade e, nessa imaginação pictórica, está como envolta em um casulo: “uma crisálida delicada e quase abstrata” em tal modo que “só o mistério do bando orgiástico de Bacantes” envolvendo-a num “cerco de rosas que rompe as linhas das ondas” é a única imagem válida e que permanecerá nas referências posteriores do narrador.

Cena 2: Em outro dia ela o fita na praia. Frase desse relato retrospectivo escrita pelo narrador então já fascinado pelo desejo de possuí-la e pressentindo a impossibilidade desse sentimento: “soube que não possuiria a jovem ciclista se não conseguisse possuir o que havia em seus olhos” - ele ainda não consegue vê-la dissociada do mistério das bacantes em bicicleta.

Cena 3: O contato com ela lhe é proporcionado pelo pintor Elstir que lha apresenta, e ele “começa a conhecê-la através de uma série de subterfúgios” em que cada fragmento de sua fantasia e seu desejo é substituído por um conceito bastante menos preciso. Criar-se-á então a Albertine da multiplicidade plástica, cujas expressões são equiparáveis a um caleidoscópio. Empenha-se em observá-la em todas as oportunidades. Observa-a nas relações dela com Mme. Bontemps; nas primeiras ambigüidades entre ele e ela; no reflexo de um luar em seu queixo; na maneira em que emprega o advérbio ‘perfeitamente’ no lugar de ‘inteiramente’; na inflamação no canto de seu olho interferindo nas suas feições e, dessas observações, encontra a aparência dela como a passar da superfície mansa e polida a “um estado quase fluido de alegria translúcida, uma congestão febril”. Quando ousou seu primeiro gesto impreciso de aproximação é repelido com frieza, levando-o a concluir que, em modo contrário à sua fantasiosa hipótese inicial de ser ela a possível amante de um corredor ciclista ou de um campeão de box, Albertine era honesta e fora falsa sua apreciação sobre o caráter dela.


Cena 4: Todavia essa impressão cambiará. A tragédia de Albertine se complica alterando o estado do narrador nas relações entre ele e ela em Paris, marcado por certa perplexidade em face da própria incapacidade dele para encontrar um denominador comum interligando a nova Albertine ou a nova multiplicidade dessa nova Albertine agora tomada em seus braços. A configuração poética já não tem apenas uma base visual, fosse pictórica ou plástica. O objeto do desejo que ela parece simbolizar, a mulher e o mar, acentuando no plano espiritual o prazer desfrutado dos favores dela, sofisticada, para ele já iniciada, esse objeto ou esse composto, através do hábito dela, leva a formar um segundo composto, desta vez com os ciúmes. De fato, a simbolização de Balbec e seu mar através do hábito de Albertine vem a ser restituída como amálgama do humano e do marinho em um estímulo do coração exatamente através dos ciúmes. A visão de Albertine espantando o narrador e escapando a toda a composição de unidade mostra não só a Albertine de sua imaginação, a apaixonada e irreal da praia; a Albertine real e virginal aparentemente, revelada a ele no final de sua estadia em Balbec; Mas também lhe mostra esta terceira Albertine que, no dizer de Beckett, “cumpre a promessa da primeira na realidade da segunda”.


Cena 5: Mas essa nova Albertine é múltipla e o narrador vê claramente a dificuldade em viver com ela, melhor: vê a ameaça aos seus sentimentos. Tanto que, depois de sua primeira visita à Princesa de Guermantes, quando sentado em seu quarto esperando-a que não chega, sente como esta “não chegada” exalta uma simples irritação física convertendo-se em chama de angústia espiritual. Muito mais que o ouvido ou a mente, o narrador é todo o coração ao atentar para os passos dela ou para a chamada sublime do telefone. Destaca-se ainda a necessidade, a carência com que o narrador relacionou o consolo outrora obtido pelo carinho de sua mãe à esperada chegada de Albertine, causando-lhe ademais uma inquietação suplementar a consciência de haver visto nesta Albertine comum “uma fonte de consolo e salvação que milagre algum poderia substituir”. Tal a impressão da impossibilidade em possuir o outro que então o narrador formula na seguinte frase: “só se ama aquilo que não se possui, só se ama aquilo no qual se busca o inacessível”. Será a este e a outros semelhantes pensamentos do narrador que, como veremos, Beckett se refere ao afirmar que... Em Proust, o amor é uma função da tristeza, comportando o sentimento de que nessa matéria não há escolha ruim, posto que o fato mesmo de que tenha havido uma escolha implica que tenha sido ruim!

Nenhum comentário:

BLOGOSFERA PROGRESSISTA

Arquivo do blog

Seguidores

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

Partilhar


Share/Save/Bookmark Support CC Add to Google Add to Technorati Favorites Technorati Profile Compartilhar Delicious Bookmark this on Delicious
Central Blogs

Liga dos Direitos do Homem

Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement