Ciberativismo



ECOLOGIA E SOCIOLOGIA


Notas sobre a vida moral como sentimento de pertença aos grupos sociais (Seria Durkheim altermundialista?) Artigo originalmente postado na Web de Sociologists without borders (SSF) Think Tank /// Abstract : A oposição de Durkheim à doutrina eudemonista do utilitarismo interessa à crítica ao produtivismo exercida pelo altermundialismo. Em sua obra, essa oposição a qualquer absoluto eudemonista não é episódica, mas fundamental à sociologia da vida moral fundada por ele, cujo desenvolvimento, porém, exige tomar em consideração o aporte de seu continuador Georges Gurvitch.

Ebook Issu 53 págs. Dezembro 2009
por Jacob (J.) Lumier
Member of Sociologists without Borders Think Tank

Leia o artigo teclando aqui





_______________________________ 



O imbróglio do voto obrigatório


Na Democracia, o "voto sob pena de" (...), o voto imposto como direito e obrigação gera confusão, é um imbróglio que deve ser corrigido com a supressão da figura do eleitor faltoso.

Leia O Imbróglio do Voto Obrigatório



_______________________________________


VOTO E DEMOCRACIA

“O VOTO FACULTATIVO
DEVE SER IMPLANTADO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA ?”
Quase todos os países que fazem respeitar as leis onde o voto é obrigatório impõem multas. Alguns embaraçam publicamente os eleitores que não votam ou vão até recusar-lhes os serviços e os benefícios governamentais. Embora pareça haver boas razões práticas e filosóficas para adotar o voto obrigatório, existem razões importantes para ao mesmo se opor em princípio. A razão mais invocada para opôr-se ao que constitui a norma é que os cidadãos devem ter não somente o direito de voto, mas o de escolher ao mesmo se abster. Certos cidadãos recusam tomar parte à eleição por princípio, afirmam que o voto obrigatório se intromete nas suas liberdades fundamentais, enquanto que outros se abstêm de votar por apatia. O voto obrigatório libera os partidos políticos da sua responsabilidade de fazer campanha, de motivar o eleitorado e transportar os eleitores .
Saiba Mais :

Red de conocimientos electorales ACE
Voto Obligatorio

Lumier,Jacob (J.): "Comunicação social e sociologia do conhecimento: artigos" (79 págs.) Internet, E-book, PDF, Portal MEC/br , 2007.
Do mesmo autor: A Ficção nas Eleições

ACERVO DA BIBLIOTECA VIRTUAL tecle aqui

Na Democracia, o "voto sob pena de" (...), o voto imposto como direito e obrigação gera confusão, é um imbróglio que deve ser corrigido com a supressão da figura do eleitor faltoso.

CIBERAÇÃO PELA SUPRESSÃO DAS PUNIÇÕES AO ELEITOR FALTOSO

MANIFESTO PARA UMA CIBERAÇÃO 
JUNTO AOS CONGRESSISTAS DO PODER LEGISLATIVO EM BRASÍLIA.

COPIE O TEXTO ABAIXO E 
ENVIE E-mail AO SEU DEPUTADO OU SENADOR

Os eleitores contrários à obrigatoriedade do voto na Democracia e inconformados ante o abusivo constrangimento punitivo que os atinge em seu direito/prerrogativa de exercer seu voto nas eleições em liberdade de expressão se unem neste MANIFESTO para demandar AÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA Lei nº.4.737, de 15 de julho de 1965 (Código Eleitoral) juntamente com as providências indispensáveis para suprimir de imediato toda a cominação de sanções a fim de assegurar ao eleitor colocado em suposta falta sua prerrogativa para impugnar tal dispositivo que o atinge. 

Data, Nome (ID), E-mail.

VOTO DISTRITAL

INFORME-SE E PARTICIPE DA ENQUETE SOBRE O VOTO FACULTATIVO
Você sabia que o voto distrital possui uma origem medieval e corresponde à tradição inglesa de formar o Parlamento a partir dos representantes de condados? O voto distrital acontece quando um Estado é dividido em áreas eleitorais (os distritos) normalmente com base em regiões agrupando localidades onde cada indivíduo escolhe apenas um candidato para representá-lo politicamente. Isto porque os sistemas distritais operam segundo um mecanismo majoritário. Existem tantos “colégios eleitorais” quanto são as vagas parlamentares. Em cada distrito apenas o candidato mais votado é eleito. A escolha pode ser feita por maioria simples ou absoluta.

________________________________________________________

Sociologia do Conhecimento

Etiquetas em Blogaláxia:    
***
LEIA NESTA PÁGINA OS SEGUINTES TEXTOS:

***
Sumário dos Artigos
SOCIOLOGIA, LITERATURA E FANTASIAO problema das relações com a sociologia do conhecimento
O ROMANCE: INDIVIDUALISMO E REIFICAÇÃO: Sobre a ética do escritor, a ironia e o problema estético do gênero romanesco
CRISE DO ROMANCE E INDIVIDUALISMO: A Estandardização como fator daMontage em T.W. Adorno
ESTRUTURAS ECONÔMICAS E GÊNERO ROMANESCO
O TEMA DA AUSÊNCIA E A PRESENÇA DE PROUST
O INDIVIDUALISMO EM PROUST

IPS Noticias Titulares


JOIN ISOC


Observatorio da Imprensa


NINHO DE PÁSSAROS


Pesquisar


OEI / CTS-CONVOCATÓRIA

La Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación la Ciencia y la Cultura (OEI) con la coordinación académica de la Universidad de Oviedo (España).

CTS on line


Genamics JournalSeek

Genamics JournalSeek 
Genamics JournalSeek is the largest completely categorized database of freely available journal information available on the internet.

Noticias OEI


PAGE PROFISSIONAL PARA A SOCIOLOGIA.

PRODUÇÃO J.LUMIER-PROFISSIONAL BLOG promove a sociologia e visa comercializar os livros/e-books de que sou o único autor, oferecendo inclusive ensino e consultoria. 
O autor JACOB (J.) LUMIER 

OBRAS na OEI 

Direitos Humanos e Direitos Sociais
(ensaio de sociologia)

Codigo Aberto - Carlos Castilho(Observatorio da Imprensa)


Google Groupes
Abonnement au groupe Oficina da Monografia
E-mail :  
Visiter ce groupe

Sociologia da Literatura no lowercase's Blog

NOTÍCIAS O.E.I.

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I. 
Obras na Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura-O.E.I.

BLOGOSFERA PROGRESSISTA

Arquivo do blog

Seguidores

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

Partilhar


Share/Save/Bookmark Support CC Add to Google Add to Technorati Favorites Technorati Profile Compartilhar Delicious Bookmark this on Delicious
Central Blogs

Liga dos Direitos do Homem

Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement