segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Não à nova estratégia da OTAN

Non à la nouvelle stratégie de l’OTAN
Europe Écologie - les Verts
Communiqué de presse du 15 novembre 2010


Na cúpula da OTAN que se realizará em Lisboa de 19 a 21 de Novembro próximo, os países membros serão chamados a adotar o “novo conceito estratégico” que deverá vigorar até 2020.


Europe Écologie - les Verts (1) convoca a aderir à Contra-Cúpula OTAN que acontecerá em Lisboa em paralelo à Cúpula Oficial, com três dias de Foruns, passeata cidadã para proclamar o Não ao novo conceito estratégico da OTAN e à instalação de um armamento anti-mísseis na Europa.



(...) Com sua nova estratégia a OTAN acentuará as tensões entre o Norte e o Sul, agravará o conflito da “guerra de civilizações”, será o fermento das novas guerras preventivas e de intervenções pelo controle dos recursos naturais e energéticos. Pelo esforço financeiro que é solicitado aos membros da OTAN, a corrida inclusive nuclear aos armamentos só poderá ter acréscimos, em uma modernização permanente e de meios repressivos assimétricos. Os cidadãos não teráo controle democrático algum sobre as opções militares daquela organização.

(...) Com essa nova estratégia os Estados membros da OTAN correm igualmente o risco de abandonar sua vontade de reduzir o papel das armas nucleares e avançar até sua abolição total, posição esta expressa por ocasião da Conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares de maio 2010.

Europe Écologie - les Verts (1) convoca a aderir à Contra-Cúpula OTAN que acontecerá em Lisboa em paralelo à Cúpula Oficial, com três dias de Foruns, passeata cidadã para proclamar o Não ao novo conceito estratégico da OTAN e à instalação de um armamento anti-mísseis na Europa. (2) Se pronuncia pela redução e abolição global do arsenal nuclear e por uma zona européia sem armas nucleares. Para alcançar esses objetivos (3) requer a retirada de todas as armas nucleares táticas dos Estados Unidos que permanecem no território da Europa, assim como (4) o abandono da estratégia de ataque preventivo. (5) Solicita à França e ao Reino-Unido que abandonem todo o programa de modernização e encerrem seu programa nuclear.

Europe-Écologie-les Verts (6) se pronuncia pelo desaparecimento progressivo da OTAN e (7) a imediata retirada das forças da OTAN do Afganistão, (8) retirada que deve ser feita nos quadros da ONU (...).
(9) Afirma a necessidade de uma defesa européia autonoma onde as políticas de prevenção dos conflitos deverão constar ao centro de seu dispositivo.

A defesa e a segurança global não podem ser desconectadas das políticas ambientais e sociais e das políticas para o desarmamento nuclear e reconversão das indústrias de armamento.


(...)

Destaques reproduzidos em Português por mim,Jacob (J.) Lumier, que apoio e subscrevo a convocação para aderir à Contra-Cúpula OTAN promovida pelos meus amigos de posições ecologistas de Europe-Écologie-les Verts da Web http://lesverts.fr/sommaire.php3

Leia o Comunicado de Imprensa completo de Europe Écologie-les Verts, intitulado “Non à la nouvelle stratégie de l’OTAN” e divulgado hoje, 15 de Novembro, teclando no link acima.

Nenhum comentário:

BLOGOSFERA PROGRESSISTA

Arquivo do blog

Seguidores

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

Partilhar


Share/Save/Bookmark Support CC Add to Google Add to Technorati Favorites Technorati Profile Compartilhar Delicious Bookmark this on Delicious
Central Blogs

Liga dos Direitos do Homem

Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement