Venha conosco para a Cúpula dos Povos

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pleito por Direitos Humanos em Ciudad Juárez, México - 2

Como se sabe, "Ciudad Juárez es una ciudad mexicana, es la urbe más grande del estado de Chihuahua, que se ubica frente a El Paso, Texas, Estados Unidos, a orillas del Río Bravo. Su población, de acuerdo con el Segundo Conteo de Población y Vivienda 2005 efectuado por el INEGI fue de 1,301,452 habitantes para la ciudad, y 1,313,338 habitantes en todo el municipio, con lo que se ubica como la séptima zona metropolitana más grande del país".

Em postagem anterior e em acordo com o pleito internacional em defesa da Universidad Autónoma de Ciudad Juárez-UACJ, divulgamos que "universitarios y miembros de diversas organizaciones sociales protestaron em 04 de Junho en Ciudad Juárez, en demanda de seguridad y de que se aclare la muerte de dos catedráticos y un estudiante de la Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, así como la desaparición de dos alumnas".

Agora são os jornalistas que denunciam os atentados de que são alvos.

Em um relatório especial, divulgado em Nova York ao 24 de junho de 2009, Mike O´Connor, do Committee to Protect Journalists-CPJ, examina os graves riscos que a imprensa precisa enfrentar para informar em Cidade Juárez.

O México, com 27 jornalistas mortos no exercício da profissão nesta década, é um dos lugares mais letais para a imprensa no mundo. Em meio à violência gerada pelo narcotráfico em Cidade Juárez, onde um veterano repórter foi assassinado recentemente em frente à própria residência, os problemas da cidade são característicos das dificuldades que o México enfrenta para combater os freqüentes ataques contra a imprensa, a ampla influência exercida pelos cartéis de drogas e os efeitos nocivos da corrupção governamental.

"O governo mexicano enaltece seus avanços em matéria de segurança, mas continua sendo incapaz de garantir a liberdade de imprensa", declarou Joel Simon, diretor-executivo do CPJ, no lançamento do relatório.
(apud Caderno da Cidadania, Web do Observatório da Imprensa).

Tecle aqui para ler o Relatório completo da CPJ




Visit Sociologists without borders - Think Tank

Nenhum comentário:

BLOGOSFERA PROGRESSISTA

Arquivo do blog

Seguidores

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

Partilhar


Share/Save/Bookmark Support CC Add to Google Add to Technorati Favorites Technorati Profile Compartilhar Delicious Bookmark this on Delicious
Central Blogs

Liga dos Direitos do Homem

Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement