Venha conosco para a Cúpula dos Povos

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Estudo Sociológico dos Nós - Ebook Issuu

Apresentação
Do ponto de vista filosófico o problema de uma ordem ou hierarquia entre Massa, Comunidade e Comunhão surge em razão de que os valores morais são estritamente singularizados e para serem entrevistos ou afirmados exigem quer comunhões quer comunidades quer massas. Em maneira rudimentar, os filósofos entendem que o aperfeiçoamento moral de um Nós ou de um grupo tem a ver com a passagem da Massa à Comunidade ou à Comunhão.
Cultiva-se desta forma a convicção idealizada de que a intuição direta dos valores é sempre superior à fidelidade aos deveres, ou às imagens simbólicas ideais, e que o fato de experimentar valores seja uma condição indispensável em qualquer circunstância ou situação concreta para aceder à moralidade.
Por contra, sabe-se em realidade social que a respeito disto nada pode ser afirmado de antemão, porque a filosofia moral não é mais do que uma “reflexão posterior” sobre a experiência moral, que o sociólogo constata ser uma experiência imprevisível e infinitamente variável .
Tendo em conta essa imprevisibilidade, devem-se constatar o papel efetivo desempenhado pela Massa, pela Comunidade e pela Comunhão como quadros sociais. Tal o assunto deste artigo.




Ebook Issuu 52 págs. Dezembro 2009
por
Jacob (J.) Lumier
Member of Sociologists without Borders Think Tank

Creative Commons License
O Estudo Sociológico dos Nós by Jacob (J.) Lumier is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-No comercial-Sin obras derivadas 3.0 Estados Unidos License.
Based on a work at www.oei.es.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.leiturasjlumierautor.pro.br/sociologia.htm.





Nenhum comentário:

BLOGOSFERA PROGRESSISTA

Arquivo do blog

Seguidores

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

Partilhar


Share/Save/Bookmark Support CC Add to Google Add to Technorati Favorites Technorati Profile Compartilhar Delicious Bookmark this on Delicious
Central Blogs

Liga dos Direitos do Homem

Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement