domingo, 13 de fevereiro de 2011

FHC e a descriminalização do usuário de drogas


Ao que parece nem todos aplaudiram os comentários de Fernando Henrique Cardoso (o notável sociólogo ex-presidente) ao defender a descriminalização das drogas (tecle aqui )

Não que haja novidade neste posicionamento, mas que ao argumentar que não adianta botar o usuário na cadeia FHC pareceu contemplar os que querem a liberalização do uso de drogas.



Assisti a entrevista e em minha opinião a coisa não é bem assim.

Ao citar o exemplo de Portugal que descriminalizou o uso das drogas e passou a oferecer tratamento aos usuários, FHC observou que houve diminuição no consumo de drogas porque as pessoas perderam o medo de procurar assistência ou recursos e apoio para superarem seus vícios e dependência, já que esta atitude de procurar assistência não os implicaria em registros policiais ou ações penais por uso de drogas (os usuários podem apresentar-se pessoalmente como dependentes e não sofrerem penalização).

Este comentário do sociólogo não é sem razão e tem em vista superar a histórica limitação de que a descriminalização só será possível após a criminalização da conduta de uso. Ou seja, por essa limitação legal a descriminalização não passará de uma decorrência da ação penal, ao invés de precedê-la. Por contra, o sociólogo sugere que seja rompido o nexo entre criminalizar e descriminalizar, como ações concebidas exclusivamente uma em referência da outra.

A descriminalização do uso de drogas pode ser efetiva no sentido de reconhecer e valorizar a humanidade e a cidadania do usuário uma vez que a filosofia penalista e a visão punitiva sejam definitivamente superadas, em conformidade com a compreensão da ONU nesta matéria (tecle aqui ).


Nenhum comentário:

BLOGOSFERA PROGRESSISTA

Arquivo do blog

Seguidores

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

Partilhar


Share/Save/Bookmark Support CC Add to Google Add to Technorati Favorites Technorati Profile Compartilhar Delicious Bookmark this on Delicious
Central Blogs

Liga dos Direitos do Homem

Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement