terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Eleições, voto facultativo e maioridade na Democracia



Você sabia que para tornar o voto facultativo na democracia brasileira basta um decreto da autoridade competente? Isto porque a Constituição não prevê nenhuma espécie de constrangimento ou coerção sobre o eleitor. A seguinte frase seria suficiente:

“A autoridade competente DECRETA:
O comparecimento do eleitor aos locais de votação nas eleições é facultativo.
Revogadas as disposições em contrário”.

Uma medida deste teor restabeleceria a leitura correta da ordem constitucional que trata da capacidade política das faixas etárias e afirma notadamente a obrigatoriedade para a maioridade de efetuar o alistamento eleitoral e subsequentemente comparecer ao local de votação confirmando sua nova condição de eleitor. A ordem constitucional democrática visa não coagir o eleitor mas estabelecer sua liberdade política.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu sou a favor do voto obrigatório!!!
As pessoas já não se identificam com os "representantes" políticos. Tornar o voto facultativo só ia torná-lo elitista!!! E cada vez mais iam surgir dificuldades para as pessoas pobres votarem, igual nos Estados Unidos!
Pensa um pouco e deixa assistir televisão!!

BLOGOSFERA PROGRESSISTA

Arquivo do blog

Seguidores

JACOB (J.) LUMIER NA O.E.I.

Partilhar


Share/Save/Bookmark Support CC Add to Google Add to Technorati Favorites Technorati Profile Compartilhar Delicious Bookmark this on Delicious
Central Blogs

Liga dos Direitos do Homem

Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement